Madrinhas uniformizadas

Bom, como já falei neste post, eu serei madrinha de casamento e ultimamente ando pesquisando vários vestidos, makes, penteados, acessórios e afins para escolher bem o meu look.

Nessa pesquisa intensa sobre ser madrinha, descobri algumas coisas que achei interessante compartilhar com vocês. 🙂

De onde veio a moda de todas as madrinhas se vestirem da mesma cor? 

tempero

Dos EUA! Lá, o formato da cerimônia é um pouco diferente da nossa aqui do Brasil. Elas são mais simples, acontecem geralmente durante o dia, às vezes no campo e não rola aquela festança de se esbaldar noite adentro como acontece na nossa tradição.

E sobre os vestidos das madrinhas serem padronizados, o que acontece lá é que a noiva se encarrega de escolher e de arcar com os gastos dos vestidos às madrinhas.

No casamento que eu participarei como madrinha, os noivos não impuseram nenhuma padronagem de cor, as madrinhas estão livres para escolherem os vestidos, eles só restringiram o preto e o vermelho porque né… Não pega bem madrinha dark-vamp-gótica-nada suave no altar.

As madrinhas precisam vestir cores que tenham a ver com as cores da decoração do casamento?

Não! As madrinhas não são ornamentos da festa, são apenas pessoas especiais para os noivos. <3

O vestido da madrinha precisa combinar com a gravata do padrinho?

Não! Tanto a madrinha, como o padrinho, devem estar elegantes na medida, de acordo com o dress code da cerimônia, escolhido pelos noivos.

Nesse casamento que irei, os noivos já escolheram o modelo dos ternos e das gravatas dos padrinhos, por exemplo. Eles optaram por padronizar as vestes dos homens e deixaram as mulheres livres para escolher os vestidos.

Combinar não significa ser igual

Caso os noivos optem por padronizar as madrinhas, existem N formas disso acontecer. Seja pela cor idêntica, pela mesma paleta de cores, pelo modelo do vestido, pelos tecidos, como por exemplo nestas fotos:

pastel
Todas elas em tons pasteis, sem brilho, com a saia bem fluida, mas um vestido diferente do outro. Também como detalhe em comum, o mini bouquet.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vestidos-de-madrinha-de-casamento-iguais-cor-rosa
Nesse caso, tanto a cor, como o modelo, foram iguais para todas as meninas.

 

 

 

 

 

 

 

Vestidos-de-madrinha-de-casamento-da-mesma-cor-verde
Já nesse outro, a paleta de cores foi a mesma – verde, mas cada madrinha optou pelo tom e pelo modelo do vestido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

vestidos-das-madrinhas-cores-a-evitar-fluorescente
Padronagem igual em tons cítricos (tem gosto pra tudo, né? hahahahaha)

 

 

 

 

 

 

 

 

madrinhas-marrom-e-nude
A combinação que mais gostei: cada uma com uma peça diferente, com tons diferentes, respeitando a mesma paleta de cores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu, particularmente, acho bem mais interessante buscar algum elemento comum entre as madrinhas, deixando com que cada uma opte pelo corte ideal de vestido, por tecidos que tenham caimento legal de acordo com o corpo dela e por aí vai. Uma dica para a escolha de cores, é usar a teoria das cores e escolher cores análogas ou complementares (opostas), como neste círculo aqui.

Mulher é mulher e só quem é sabe a complexidade disso, hahaha. Cada uma tem suas neuras, inseguranças, biotipos diferentes, gostos por cores diferentes etc. Num dia especial como o casamento de grandes amigos, é muito confortável estar confortável, né? rs *vocês entenderam*.

Eu, por exemplo, não gostaria de usar vestido frente única ou de um ombro só, são dois cortes que não caem bem em mim porque tenho ombros largos.

Enfim, achei o assunto interessante para falar aqui e busquei algumas imagens para ilustrar o assunto, espero muito que ajude alguma noiva ou madrinha por aí!

Um beijo! <3

Facebook Comments

Leia também