Relatos de uma corredora por Roberta Rohde

Dia de lançamento de nova série aqui do blog!
Pensando nisso, criei essa série abrindo espaço para algumas pessoas que já correm e que já venceram as barreiras do preparo físico, falarem um pouco de como foi a jornada até os objetivos alcançados por elas.
A primeira participante é uma das minhas grandes inspirações no instagram. Além de ser ultra simpática com todos os leitores, linda e determinada, ainda é minha xará! hahahahaha
Confiram um pouco da história da Roberta:
“Toda história tem um começo e nem sempre sair da inércia é fácil. Pode ser muito difícil e ter muitos obstáculos.

Nunca fui boa em esportes, pelo contrário, era um fiasco em educação física. Sabe aquela menina tímida, desengonçada, CDF e sem o menor jeito para exercícios? Cada aula era um sofrimento e um choque para autoestima… Para piorar, sofria com asma induzida por exercícios na infância.

Durante anos aceitei essa minha falta de habilidade como verdade. Isso, de uma certa forma, me “dava o direito” de ser sedentária. A desculpa perfeita!

Incentivada pela minha família (meus pais e minha irmã correm) resolvi acompanhá-los há pouco mais de 2 anos. Vi que conseguia. Era possível sim!

Me empolguei e resolvi que iria mudar de vida. Peguei o único tênis que eu tinha (nunca usava para nada!) e comecei a correr seguindo um treino criado na minha cabeça… Esse treino não durou um mês.

Exagerei, não tinha noção de pisada, de técnica, músculos despreparados, tendões encurtados pelo uso diário de salto… Em menos de 30 dias fui parar no Traumatologista sem conseguir caminhar. O diagnóstico: tendinite grave com grande chance de ruptura do tendão de Aquiles. Saí de lá com gesso,muletas… Nada de atestado! No dia seguinte estava atendendo os pacientes e andando de cadeira de rodas pelos corredores do hospital.



Não foi fácil: 1 mês com gesso, 3 meses de muito gelo, inúmeras sessões de fisioterapia…

O natural seria desistir… Não foi o que aconteceu. Assim que recebi alta procurei orientação, comprei um tênis para corrida e recomecei. Devagar, aos poucos… Para nunca mais parar.

Hoje treino corrida de 3 a 4 vezes por semana com suporte de uma assessoria esportiva e faço reforço muscular com Pilates, Trx, treino funcional. Hoje corro feliz, com prazer e sem dor, mas com muita cautela.



Tenho um perfil no Instagram que se chama @desafiomaratona2014 e foi criado para compartilhar minha preparação para maratona de Porto Alegre.

A maratona passou, foi em 18/5/2014, terminei com o tempo surpreendente para uma estréia, 3h 24 minutos e para minha surpresa pódio de 3º lugar na categoria!



O desafio da maratona foi cumprido, mas o perfil cresceu e meu objetivo é motivar cada vez mais pessoas a levarem uma vida saudável.

Sou médica, então minha responsabilidade nesse sentido só aumenta! Até criei em parceria com Dr. Daniel Machado (http://www.danielmachado.blog.br) o projeto #100diasmaissaudavel, para incentivar as pessoas a mudar de hábitos e chegar no verão de bem consigo mesmas, sem loucuras! Equilibrio sempre!

Moro em Porto Alegre e a corrida me proporcionou encontrar amigos pelo Brasil inteiro, amigos de verdade. Isso é incrível!


Nesses 2 anos conquistei 7 pódios, sendo um deles de 1º lugar geral feminino com 41 minutos nos 10 km.

Agora estou me preparando para maratona de Paris, em abril de 2015, meu grande sonho.

Existe uma Roberta antes da corrida e outra depois.



Meu objetivo ao contar minha história foi ressaltar que o começo pode ser muito difícil, pode ter obstáculos que parecem intransponíveis! Não desista!! Acredite que é capaz e informe-se para não passar por traumas desnecessários.

Toda grande jornada começa com o primeiro passo! ‘Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo.'”.


Demais a história dela, né?
É uma injeção de ânimo e inspiração diários ver os posts dela! Além de dicas de corrida, fortalecimento, alimentação e outras coisas mais lá no instagram @desafiomaratona2014. 😉
Obrigada pela participação, Roberta! Você é uma querida!
Espero que tenham gostado, pessoal.
Um beijo!
Facebook Comments